A crucial necessidade de delegar

Para uma organização que deseja crescer de forma saudável, não é possível concentrar todas as atividades nas mãos de apenas uma pessoa.

Gerente cumprimentando e delegando responsabilidade para colaborador.

Em muitas organizações, é possível o dono ser o principal responsável pelo financeiro, gestão de pessoas, produção/serviços e marketing, entretanto, isso ocorre apenas no princípio da história da empresa, pois, com o passar do tempo, há um esperado crescimento natural da estrutura hierárquica.

Juntamente com o aumento do dinamismo da sociedade contemporânea, isso faz com que seja cada vez mais complicado uma só pessoa possuir diversas atribuições.

Ao concentrar as tarefas da organização em uma só pessoa, a mesma estará limitando seu progresso ao tempo disponível e capacidade de gestão daquele indivíduo. Como diz Millor Machado, sócio-fundador do Empreendemia, em "termos práticos, o ditado 'se quer que algo seja bem feito, faça você mesmo' é praticamente uma sentença de que sua empresa ficará estagnada". O empreendedor completa dizendo que, "para o empresário que realmente quer ser seu próprio patrão, o ditado precisa se tornar: se você quer que algo seja bem feito, treine muito bem alguém para fazê-lo".

Steve Jobs dizia para concentrar-se "naquilo que você é bom, delegue todo o resto". Para isso, é necessário que o colaborador esteja preparado para assumir a responsabilidade de executar determinada tarefa, e essa função é incumbida ao líder da equipe.

Após aprimorar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes do colaborador, o líder deve lhe atribuir a tarefa, passando a confiança e a liberdade necessárias para a sua plena execução, sem isso, ele não conseguirá "caminhar com as próprias pernas", assim como a empresa, que precisa progredir, mesmo que o líder não esteja presente a todo momento, seja por motivo de viagem, estar em uma reunião em outro local da cidade ou doente.

Além do desenvolvimento profissional, o líder precisa fornecer aos colaboradores as informações necessárias sobre as tarefas, atualizações constantes sobre a situação da organização e quais são os planos para o futuro da mesma.

Villela da Matta, que atuou em organizações como Mercedez-Benz e Deutshe Telekom, diz que "o diálogo é a chave de tudo e permite conhecer melhor os colaboradores". E ressalta que, "mais do que saber conversar com as pessoas, quem assume um cargo de liderança precisa saber ouvir os profissionais para oferecer a melhor orientação e seguir o caminho mais adequado".

Além de permitir uma maior eficiência do tempo do líder, possibilitando concentrar-se mais em atividades estratégias da organização e em sua expansão, delegar tarefas possibilita um maior engajamento da equipe, por sentirem-se importantes para a empresa, aumentando a motivação e, consequentemente, os resultados apresentados, impulsionando o crescimento como um todo.

Autor: Jair José M. Fernandes
Graduando em Administração na Universidade Estadual Vale do Acaraú
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